Olá amigos, bom dia!
Dias atrás, havia comentado com uma amiga que eu estava com muita vontade de comer torta de carne seca, mas como meu marido não gosta de carne seca, fiquei aguardando o dia de vir gente aqui em casa para prepará-la e este dia chegou! Eba!!!
Além da Torta de carne seca que fiz para receber os amigos para uma reunião de igreja, fiz também Muffin de atum com requeijão, Strudel de presunto e mussarela e Bolo de fubá cremoso. Parece que um dia só é pouco para preparar tudo isso, não é mesmo? Mas vocês vão ver que não tem segredo nenhum, é só dar asas pra imaginação e correr pro abraço e para os elogios também! rsrs
Mas vamos a receita da Torta de mandioca com carne seca, que foi uma adaptação que eu fiz da minha revista “Na cozinha com Edu Guedes”.
Ingredientes:
- 3 xícaras (chá) de mandioca cozida e amassada
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- 4 colheres (sopa) de margarina
- 2 ovos
- 1 e 1/2 xícara (chá) de leite
- 6 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 colher (chá) de sal
- Margarina para untar a assadeira
Recheio
- 1 colher (sopa) de azeite extra virgem
- 1 colher (sobremesa) de alho e cebola em conserva
- 1/2 pimentão verde picado
- 250g de carne seca dessalgada, cozida e desfiada
- 2 tomates sem pele e sem sementes picados
- Cheiro verde a gosto
- Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto
Modo de fazer:
- Primeiramente, dessalgue a carne seca. Um dia antes de preparar a torta, deixe a carne seca de molho em água gelada e mantenha-a na geladeira até o dia seguinte, realizando a troca da água logo pela manhã e leve novamente a geladeira até o momento que for utilizar.
- Numa panela de pressão, coloque a carne seca, cubra-a com água fervente e quando a panela começar a chiar conte 40 minutos. Após este tempo, desligue o fogo, espere sair totalmente a pressão e só depois abra a panela. Desfie a carne, eliminando as gordurinhas. Reserve.
- Numa panela, em fogo médio, aqueça o azeite e doure o alho e a cebola em conserva (não deixe queimar), junte o pimentão e frite por mais 1 minuto. Adicione a carne seca desfiada, os tomates e cozinhe por cerca de 5 minutos.
- Desligue o fogo, misture o cheiro verde, a pimenta e regule o sal. Reserve.
- Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador até que fique homogêneo.
- Despeje metade da massa em um refratário untado com margarina, distribua o recheio e cubra com o restante da massa.
- Leve ao forno preaquecido a 180ºC por 40 minutos ou até que doure. Sirva em seguida.
Dicas da Si:
- Se você não tem a conserva de alho e cebola em casa, poderá usar 2 dentes de alho espremidos e uma cebola picadinha, ou se você gostar muito de cebola poderá cortá-la em rodelas. Frite-as antes de colocar o alho.
- Eu untei a minha assadeira com óleo de cozinha em spray que trouxe dos EUA, no post de segunda-feira falo dele pra vocês.
- A massa fica bem concentrada e cremosa, na hora de colocar a farinha de trigo, pode ser que o seu liquidificador não consiga bater, o meu não conseguiu! Também, tadinho, já tá velhinho querendo se aposentar! Neste caso, despeje a massa numa tigela, acrescente o trigo e misture com o auxílio de um fouet.
- Essa torta cresce bastante, mas ao sair do forno ela vai murchar igual acontece com um suflê! Não fique achando que você fez algo errado, é assim mesmo! Pensa numa massa macia, que derrete na boca e com gostinho de quero mais? É essa! rs
- Eu fiz esta torta numa assadeira pequena (como podem ver na foto acima) por dois motivos: 1) poderia ser que mais alguém, além do meu marido, não gostasse de carne seca, por isso fiz menor para que não sobrasse. 2) Eu só tinha 250g de carne seca congelada que sobrou da feijoada que fiz dias atrás, é pouco para essa quantidade de massa descrita na receita. Se você for fazer esta torta numa assadeira maior, aumente a quantidade de carne seca para 500g e utilize 1 pimentão verde inteiro ao invés de metade como está na receita, ok?! Aí você poderá me perguntar: se você fez numa assadeira menor, então sobrou massa??? Sim! Sobrou! E com essa massa que sobrou fiz Muffin de atum.
Para o recheio de atum utilizei: 1 lata de atum ralado (escorrido), 1 tomate sem sementes picado e meio copo de requeijão. Misturei tudo e pronto! Coloquei um pouco da massa em forminhas de cupcake (o suficiente para cobrir o fundo da forma), acrescentei o recheio e finalizei com um pouco mais de massa. Não encha muito a forminha, deixe pelo menos um dedo de borda, essa massa cresce bastante. Levei ao forno preaquecido por 30 minutos.
Quem me ouve dizendo que eu fiz Strudel, vai achar que eu sou uma exímia chef de cozinha alemã! rsrs. Mas na verdade eu apenas montei esta iguaria, a massa eu já comprei pronta no supermercado, simples assim! Eu tinha um rolo de massa folhada no freezer já fazia meses e achei que esse seria um bom momento para utilizá-la. O recheio foi mais simples ainda! Piquei presunto, mussarela, tomate, azeitonas, temperei com um pouquinho de sal, orégano e azeite extra virgem e pronto! Recheei o strudel, fechei igual se faz com pastel e pincelei gema de ovo, levei ao forno e deixei até dourar. Você pode chamar esse prato de “pastel de massa folhada”, mas vamos combinar que Strudel fica mais chique?! rsrsrs
E pra finalizar, o Bolo de Fubá Cremoso! Clique no link ou na foto para ver a receita.
Desta vez que fiz este bolo, segui a dica de acrescentar à massa coco ralado que veio lá do blog Fazendo Arte da querida Oslaine! Ficou tão maravilhoso que os meus amigos acharam que era bombocado. Valeu pela dica, amiga! Super valiosa! Eu recomendo!
Por hoje acabou, pessoal! Já tá de bom tamanho, né?! Depois o botão da calça não fecha e a gente não sabe o por quê! hehehe.
Amanhã volto com mais receita!
Beijos, fiquem com Deus!
Sileni querida,
ResponderExcluirTantas iguarias, cada uma melhor que a outra e todas fantásticas !
Nunca provei carne seca, mas tenho muita curiosidade pois vejo muitas receitas de amigas do Brasil que levam esse ingrediente ! :)
Fartou-se de trabalhar amiga, mas no fim é compensador de facto !
Adorei !
Beijinhos
Isabel
www.blogdochocolate.com
http:\\brisa-maritima.blogspot.pt
A carne seca é mt comum aqui no Brasil, Isabel! Eu gosto muito e dá pra fazer várias receitas com ela, vc precisa experimentar!
ExcluirEu amo cozinhar para os amigos, familiares... é mt compensador sim! =)
Bjs querida e obrigada pela presença! ♥
Tanta delicia!
ResponderExcluirBjs
É delícia pra comer até ficar triste, Lurdes! rsrs
ExcluirBjs querida e obrigada pela presença! ♥
Boa tarde minha amiga querida!
ResponderExcluirUau...bela torta!
Nunca fiz essa massa com mandioca, vou levar qualquer dia a colocarei
em prática e combina muito com o recheio de carne-seca.
Vc está de parabéns, só fez delícias, as pessoas que saborearam
saíam satisfeitas da sua casa, rsrs.
Beijinhos, fica com Deus!
Essa massa é maravilhosa, amiga! Super recomendo! Preparar estas delícias foi um prazer pra mim! =)
ExcluirBjs querida amiga, fique com Deus tbm! ♥
Que delícia amiga!!!
ResponderExcluirOlha, sabe qual o problema do seu blog??? Ele dá uma fooomeee!!!
Gostei da idéia da massa folhada, vou fazer!!!
Bjs e fica com Deus
Claudinha
Olá amiga, que alegria tê-la aqui, seja mt bem-vinda! =)
ExcluirHahahaha, até eu fico com fome às vezes só de preparar os posts, rs!
Essa massa folhada comprada pronta é bem prática e saborosa, quebra um galhão! rs
Bjs amiga e fique com Deus tbm! ♥
Jesus... cadê meus sais? As pernas chegaram a tremer diante de tanta gostosura! Você é danadinha, heim! Não se satisfez de fazer apenas um prato delicioso! rs...rs...rs... O óleo em spray, a turma do Vigilantes do Peso adaptou com um desses spray que usa para passar roupa ou em salão de cabeleireiro... é só colocar o óleo no lugar da água! Essa reunião foi uma verdadeira delícia! Bjks Tetê - Manancial
ResponderExcluirMeu marido fala que eu sou exagerada às vezes, rs, mas cozinhar é mt prazeroso pra mim, me sinto feliz! =)
ExcluirEu já vi msm o pessoal colocando óleo nas embalagens de spray, mas parece que eles misturam água tbm para não entupir a bombinha. Essas reuniões são só comilança, viu?! Dps tem que rezar ajoelhada no milho pra pagar os pecados da gula, rsrsrs.
Bjs Tetê e obrigada pela presença! ♥
Tantas coisas boas, tudo tem um aspecto deliciosa! Mas gostei particularmente da torta de mandioca com carne seca, devia estar uma delícia!
ResponderExcluirBeijinhos*
Essa torta de mandioca com carne seca ficou boa demais, Cuca! Eu adorei! =)
ExcluirObrigada querida pela presença, bjs! ♥
oiSilene quantas delicias bjs Rosinha
ResponderExcluirJá tá me dando vontade de comer td isso de novo, Rosinha! rsrs
ExcluirBjs e obrigada pela presença! ♥
nossa é de babar no teclado kkkkkkkkkkk
ResponderExcluirbjs e ótimo final de semana
Vivi
kkkkkkkkkkkkk
ExcluirBjs Vivi, obrigada pela presença e um ótimo fds pra vc tbm! ♥
aaai qntas delicias, Si.
ResponderExcluirAmeu esse strudel.nossa...
q fomee! eheh
beijos
boracozinhar-lu.blogspot.com
Essa massa folhada é bem versátil, dá pra preparar outros pratos com ela, além do strudel!
ExcluirBjs Lu querida e obrigada pela presença! ♥
Olá, querida amiga Sileni
ResponderExcluirEstou me deliciando aqui cheia de água na boca...
Sabe, gosto MUITO de comer e de TUDO... já imaginou???
Tudo me apetece, menina... rs...
Bjm de paz e bem
Comer é bom demais, não é msm?! Tem algumas coisas que não gosto, mas experimento de td! Rs
ExcluirBjs querida e obrigada pela presença! ❤️
Parabéns Silei cada receita maravilhosa , vou tentar fazer para eu vender na cantina da igreja, fiquei com medo de frituras depois que me queimei.
ResponderExcluir