(by Sileni Machado)
Olá amigos, bom dia!
Aproveitando o mês das festas juninas, trago pra vocês hoje este doce tipicamente junino em duas versões: a canjica caipira e a tradicional.
A canjica caipira é mais elaborada, além do sabor da própria canjica, temos também o sabor do amendoim. Porém, não usei o amendoim propriamente dito neste receita, eu tinha um pouquinho de paçoca aqui em casa, então substitui um pelo outro e acrescentei também castanha do pará.
Já a canjica tradicional é mais simples, basicamente é feita com leite, açúcar e coco. Eu, particularmente prefiro a canjica tradicional com o seu sabor singular, já a caipira destaca-se pelo sabor do amendoim ou da paçoca como eu usei, aí vai do gosto de cada um mesmo. Mas cada uma, a seu modo, faz muito sucesso nas festas juninas. Eita trem bão sô!
Ingredientes:
- 500g de milho para canjica
- 2,5 litros de água
Canjica Caipira:
- 4 xícaras (chá) de leite
- 1 lata de leite condensado
- 50g de coco ralado
- 50g de paçoca
- 50g de castanha do pará torrada e picada
- 1/2 xícara (chá) de açúcar
Canjica Tradicional:
- 4 xícaras (chá) de leite
- 1 lata de leite condensado
- 50g de coco ralado
- 1/2 xícara (chá) de açúcar
Modo de preparo: Deixe a canjica de molho de um dia para o outro. No dia seguinte, escorra a canjica, coloque-a na panela de pressão e acrescente 2,5 litros de água. Quando pegar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos. Desligue o fogo e deixe a pressão sair totalmente para depois abrir a panela. Escorra a canjica, divida em duas partes.
Canjica Caipira: Coloque uma das partes da canjica cozida numa panela e acrescente o leite, o leite condensado, o coco e a castanha do pará. Neste momento, verifique se está doce, se necessário acrescente o açúcar, eu acrescentei mais 1/2 xícara (chá) de açúcar. Deixe no fogo por 15 minutos até o caldo dar uma encorpada. Mexa de vez em quando para que não grude no fundo da panela. Retire do fogo e misture a paçoca. Sirva quentinha ou gelada.
Canjica Tradicional: Numa panela, coloque a outra parte da canjica cozida e acrescente o leite, o leite condensado, o coco, verifique se está doce e se necessário acrescente o açúcar. Deixe no fogo até os grãos ficarem bem macios e encorpar um pouco o caldo. Mexa de vez em quando para que não grude no fundo da panela. Sirva quentinha ou gelada.
Dicas da Si:
- Nas duas versões da receita eu precisei acrescentar açúcar, mas antes de colocá-lo verifique se está do seu gosto.
- Se preferir, acrescente mais paçoca e castanha do pará. Poderá também substituir a paçoca por 100g de amendoim torrado, neste caso, não precisa usar a castanha do pará.
Canjica Caipira
Canjica Tradicional
Divirtam-se bastante nas festas juninas e até a próxima!
Beijos
Sileni, adoro canjica, adorei a receitinha...faz muito tempo que não aprecio essa maravilha!!
ResponderExcluirBeijos, bom dia
Ana Claudia
www.anaclaudianacozinha.blogspot.com.br
Sileni canjica é muito bom, as suas ficaram muito apetitosas.
ResponderExcluirEu prefiro só a canjica na própria água com açúcar ou melado, vai entender gosto né.
bjo
MINHA AMIGA,
ResponderExcluirEU PREFIRO AS DUAS, SOU APAIXONADA POR CANJICA, FIQUEI COM ÁGUA NA BOCA AS FOTOS ESTÃO LINDAS E TENTADORAS!
SÁBADO VOU À UMA FESTA JUNINA VOU APROVEITAR E COMER BASTANTE CANJICA....HUMMMMM!
BEIJINHOS, FICA COM DEUS!
MINHA AMIGA,
ResponderExcluirEU PREFIRO AS DUAS, SOU APAIXONADA POR CANJICA, FIQUEI COM ÁGUA NA BOCA AS FOTOS ESTÃO LINDAS E TENTADORAS!
SÁBADO VOU À UMA FESTA JUNINA VOU APROVEITAR E COMER BASTANTE CANJICA....HUMMMMM!
BEIJINHOS, FICA COM DEUS!
Sil, adoro canjica, e gosto dos dois jeitos, gosto como vc fez com paçoca em vez do amendoim, nossa me deu vontade agora rsrs. As duas ficaram com um aspecto delicioso e cremoso como gosto. Adorei.
ResponderExcluirSil, obrigada pelo carinho no meu blog ontem viu? Bjocas uma linda semana pra vc
Nossa eu adoro canjica e em São luis acho o ano inteiro, mas engorda muito viu? rsrsrsrsr
ResponderExcluirSileni será que congela bem????
Bjs
Eu adoro canjica, mais nunca fiz, agora vou fazer com certeza, essa tal de caipira..meu marido ama paçoca, hehe
ResponderExcluirBjinhosss
nossa que delicia amei sua receita ..parabens eu adoro canjica ..parabens
ResponderExcluiradorooooo bjão
Hélia,
ResponderExcluirA canjica congela bem sim! Você pode congelar somente os grãos cozidos ou o doce já pronto. Congelada dura em torno de 3 meses. Para descongelar deixe na geladeira de um dia para o outro.
Obrigada a todos pelos comentários. Bjsss
Congelei em vasilha plastica, só os grãos cozidos e qdo descongelei estavam igual a palha, joguei tudo fora. Não tinha nem um mes de congelado, não sei oq que aconteceu. me ajudem, amo canjica.
ResponderExcluirCongelei os grãos só cozidos em vasilha plástica por 1 mes + ou - e quando descongelei estavam como palha, horríveis!!! Não sei oq aconteceu, me ajudem. Onde errei. Amo canjica .
ResponderExcluirOlá Rosane, realmente não sei o que aconteceu, porque a canjica congela muito bem! Não sei de que forma procedeu para este processo de congelamento. Não sou expert no assunto, mas deixo aqui algumas orientações:
Excluir- todo e qualquer alimento que for congelado deve estar totalmente frio, recomendo até que deixe-o de uma dia para o outro na geladeira para depois congelar.
- use um recipiente apropriado para freezer e ao tampar retire todo o ar para evitar que junte cristais de gelo no alimento.
- para descongelar, coloque a vasilha na geladeira e deixe descongelando naturalmente, não deixe em temperatura ambiente e evite usar água morna ou quente para acelerar o processo.
- um alimento que já foi congelado e descongelado deve ser totalmente consumido e nunca poderá ser congelado novamente.
Você disse que congelou somente os grãos, tente da próxima vez congelar o doce pronto e proceda da mesma maneira que citei acima. Não desista, já que ama canjica, tente de novo! Vai dar certo! :))
Obrigada pela visita e volte sempre!
Bjssss
Eu adoro canjica, faço com pouquíssimo açúcar e acrescento adoçante se quiser um pouco mais doce, gosto quente ou fria, e é verdade alimenta muito. Não coloco leite condensado, coloco leite desnatado e um pouco de coco, leite de coco , canela e cravo. Só que não escorro a água em momento nenhum, tem problemas? Nessa vida corrida como no café da manhã...uma delícia, valeu obrigada pelas dicas...
ResponderExcluirOi Elenice, se vc lavou a canjica antes, não precisa escorrer a água do molho. Eu também prefiro menos doce, mas aqui em casa tenho uma formiguinha apaixonada por leite condensado, rs. Eu que agradeço pelas suas dicas!
ExcluirObrigada pela visita e volte sempre! =)
Acabei de fazer um papelão de canjica,sou exagerada.
ResponderExcluirAproveitando as suas dicas em 2021... Obrigada!
ResponderExcluir