PINTXOS

(by Dalton Rangel)

 

Olá amigos, bom dia!

 

Hoje é sexta-feira, já com o pezinho no final de semana, a gente já começa a fazer planos para descansar, relaxar, passear, visitar os amigos, a família, parentes… mas se você for o anfitrião já sabe o que vai servir para os amigos ou familiares? Eis uma sugestão: “pintxos”.

Pintxos são petiscos servidos em algumas regiões da Espanha e vem da palavra “pinchar” que significa “espetar”, traduzindo para a nossa língua, poderemos dizer que pintxos são “espetadas” ou “batatas espetadas”.

Eu vi esta receita no programa Homens Gourmet do canal Bem Simples. Fiz, provei e aprovei! É um prato diferente, fácil de fazer e muito saboroso, você vai arrancar elogios.

Eu não segui a receita à risca, mas se quiser saber a original clique AQUI.

 

Faça assim:

  1. Pegue algumas batatinhas, aquelas pequenininhas tipo bolinha, lave-as bem com uma escovinha para tirar toda a sujeira contida na casca (não precisa descascar).
  2. Corte-as ao meio e corte também a pontinha de cada extremidade para formar uma base de modo que ela fique paradinha e não fique tombando de um lado para o outro.
  3. Com um boleador retire a polpa de cada metade das batatas formando uma cavidade.
  4. Cozinhe as batatas em água e sal.
  5. Disponha-as em uma assadeira e dentro de cada cavidade da batata coloque o recheio a gosto e por cima do recheio salpique queijo parmesão ralado.
  6. Leve ao forno preaquecido para gratinar.
  7. Depois de pronta, você espeta cada batata com um garfinho de petisco ou palitos de madeira.
  8. Decore com salsa picada. Sirva em seguida.

 

O recheio fiz assim:

Cortei presunto e mussarela em cubinhos bem pequenos, misturei com requeijão, temperei com pimenta do reino moída na hora. Depois de rechear as barquinhas, salpiquei queijo parmesão ralado.

 

Dicas da Si:

- Eu não coloquei a quantidade porque você pode usar quantas batatas quiser, lembrando que uma batata vira duas barquinhas e o recheio também fica a seu critério. Mas para você ter uma referência, eu usei 6 batatinhas que me renderam 12 barquinhas e para o recheio usei 100g de presunto, 100g de mussarela e um pouco mais da metade de 1 copo de requeijão, deu para rechear as barquinhas com abundância e ainda sobrou recheio.

- Na hora de manusear o boleador cuidado para não romper a casca.

- Eu cozinhei as batatas já cortadas e boleadas na panela a vapor. Se você cozinhar na água não cozinhe demais para que elas não se quebrem na hora de rechear.

- Com a polpa da batata que foi retirada com o boleador, misturei com a sobra do recheio coloquei numa forminha própria para micro-ondas e deixei por 3 minutos e meio na potência alta, ficou um bolinho de batata recheado, mas como a maioria das coisas feitas no micro-ondas não fica lá essas coisas, penso eu que ficaria mais gostoso se fosse feito no forno.

- Ao final de tudo decorei com azeite e salsa purpurina.

 

Pintxos1

 

Pintxos2

 

Pintxos3

 

Na foto abaixo, o bolinho de batata feito no micro-ondas.

Pintxos

 

Encerro esta semana com estes “petiscos espanhóis” e retorno na segunda-feira com mais dicas, receitas e visitas ao blog de vocês.

 

Ótimo final de semana a todos, fiquem com Deus!

Vivendo e Aprendendo - logo

13 comentários:

  1. Si, como você ousa em dizer que Marbene e eu somos magos?Rsrs E vc minha menina? É um luxo só!!!
    Amei essa batatinha como aperitivo. Ficam com um aspecto lindo e convidativo. Suas dicas também são valiosas!
    Uma receitinha divina para o fim de semana.
    Bjinhos e ótimo fim de semana. Re

    ResponderExcluir
  2. Si, adorei este aperitivo parece muito saboroso.
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Oi Sileni,
    Adoro petiscos. Em Madri entrei num bar onde só eram servidos petiscos. Uma delícia.
    xoxo

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  4. Oiii! Amei essa receita! E o pessoal de casa vai adorar quando eu fizer. Pode apostar que vou te linkar!

    Ótimo fim de semana! Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Sil, adorei essas batatinhas, que delicia deve ficar, uma ótima receita para entradinha ou mesmo petisco como vc disse, pra receber os amigos né? Vou levar a receita, adorei. Amiga quanto a ser mãe, concordo com vc, não consigo entender, do por que tantas desejando ter filhos, e tantas tendo e jogando em qualquer lugar como se fosse uma coisa qualquer. Infelizmente existem mães, e mães, e acredito que Deus sabe o que faz, cada uma tem sua hora, e se ainda não chegou tem algum sentido. Obrigada pelo carinho. Bjocas excelente final de semana

    ResponderExcluir
  6. AMIGUINHA LINDA DO MEU ♥,
    QUANTOS PETISCOS MARAVILHOSOS, RECEITAS COM BATATAS SÃO BEM VIDAS, MAIS UMA QUE APRENDO COM VC, VIVENDO E APRENDENDO, RSRS.
    HOJE REPETI A DOSE DAS BATATAS CHIPS, APROVEITEI QUE OS MEUS AMORES AINDA NÃO TINHAM CHEGADO P/ O ALMOÇO E TIREI FOTOS, QUALQUER DIA VOU POSTAR NO MEU BLOG.
    QUANDO O MEU FILHO CHEGOU NA PORTA DE ENTRADA E SENTIU O CHEIRO DE BATATA FRITA ABRIU UM SORRISO, EU AMO FAZER O QUE ELE GOSTA, MAIS QUANDO O PAI CHEGOU FOI UMA DISPUTA ENTRE OS DOIS, RSRS.

    BOM FINAL DE SEMANA JUNTO AO SEU AMOR!
    BJS ♥

    ResponderExcluir
  7. deve ter ficado uma delícia!
    Adoro essas batatinhas novas como chamamos aqui e come-se com casca e tudo mesmo.
    Bjs e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  8. Imagine em uma mesa com travessas transparentes e guardanapos bordados, além do sabor que com certeza você mais uma vez nos presenteia, irá ficar uma mesa mui tentadora.
    Obrigada por mais essa dica, que tal par ao fim de semana...
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Hmmm, parece ser delicioso. Adoro batata com queijo. Deve ter ficado saboroso!
    Vou anotar a receita! :)

    ResponderExcluir
  10. Silenieu AMO esse canal e adoro esse programa(um dos melhores pra mim) Tem cada rceitinha prática deliciosanão é? Achei muito diferentes esses aperitivos. Devem ficar deliciosos.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  11. Há cada coisa deliciosa que você faz da ate agua na booca *-*
    Obgda pela visita
    http://byrennatamarquetto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá querida Si! Que post super delicioso! Eu adorei essa receita e não vou me esquecer dela da próxima vez que quiser um aperitivo novo... Ah, obrigada pelas visitas no meu cantinho, você não tem noção de como sempre fico muito feliz!
    Uma semana COLORIDA para você! Mil beijos, saúde e sucesso sempre.
    laylafonseca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. oimeu anjo que delicia hein amiga ....boa semana amiga ..bjus

    ResponderExcluir

Ficamos felizes que você esteja aqui! Seu comentário é muito importante para nós! Para solicitar um orçamento ou contratar os serviços de Personal Organizer, gentileza entrar em contato através do nosso e-mail que se encontra no menu deste blog.
Obrigada pela sua visita e volte sempre! ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVER APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto