Pesquisar este blog

DICA DA SEMANA: ÓLEO SPRAY PARA UNTAR

 

Olá amigos, bom dia!

Há dois anos atrás eu já havia comentado do óleo de cozinha em spray neste post AQUI. Desta vez que fui aos EUA eu trouxe duas embalagens para experimentar.

 

Óleo spray para untar

 

Eu não vou entrar no mérito da questão sobre os seus valores nutricionais, calorias ou se é livre de gordura ou não! O que eu gostaria de dizer sobre ele é que é muito prático, econômico e facilita muito o nosso dia a dia na cozinha. Para untar assadeiras, frigideiras e afins é uma maravilha! Basta uma única borrifada e a frigideira já está pronta para preparar omeletes, panquecas… mas eu gostei mesmo para untar formas, é muito mais rápido e sem sujeira se comparado com a manteiga ou margarina. A forma fica bem untada e enfarinhada, o trigo adere bem ao óleo.

 

Óleo spray para untar1

 

Óleo spray para untar2

 

Óleo spray para untar3

 

Óleo spray para untar4

 

A quantidade de óleo que sai do bico dosador é muuuuuuito menor do que mostrada nas imagens acima, é que eu fiquei apertando sem parar para dar o tempo da foto. rs

Com o óleo spray você prepara seus alimentos com muito menos quantidade de gordura do que o óleo comum e diz na embalagem do produto que ele não acumula resíduos em até 99%, isso significa que ele é mais leve que o óleo comum.

Aqui no Brasil eu ainda não encontrei o óleo em spray para comprar em supermercados, mas já se encontra à venda em vários sites como o Pão de Açúcar, por exemplo! O preço não é lá essas coisas, mas já deu uma boa caída em vista do que era antes, é porque ele está deixando de ser novidade. Tomara que chegue  logo nas prateleiras dos supermercados para termos melhor acesso.

Dias atrás um “anônimo” deixou um comentário no post Óleo de Cozinha em Spray perguntando se colocar o óleo comum num borrifador não produziria o mesmo efeito do óleo em spray. Eu nunca fiz este teste para saber se dá certo ou não, mas o óleo comum é mais pesado e denso e, penso eu que, com o tempo poderá entupir a válvula do borrifador, por causa do acúmulo de resíduos.

Eu andei pesquisando no “pai google” para ver se isso é possível e há quem diga que se você colocar no borrifador água e óleo na mesma proporção dá certo! Quem se aventurar a realizar esta experiência científica-gastronômica, rs, corre aqui para nos contar o resultado desta façanha, por favor!!! Mas cuidado!!! A combinação de água, óleo e fogo pode provocar um incêndio na sua cozinha, fique atento! Eu e a Aline já vivemos uma experiência parecida! A Aline colocou batata congelada em óleo quente e imediatamente subiu uma labareda de fogo enorme que pretejou quase a cozinha inteira, graças a Deus nada de mais grave aconteceu, na hora do susto ela veio pra cima de mim e eu caí no chão e bati o joelho na parede e ainda estava com um vidro de azeitonas na mão! O vidro ficou intacto e nenhuma azeitona foi pro chão e ela com o meu marido tiram sarro de mim até hoje dizendo que a casa pode pegar fogo que eu salvo primeiro o vidro de azeitonas, rsrs. Parece uma história engraçada, mas não é! Isso é muito perigoso, algo de mais grave poderia ter acontecido! Então, pelo amor de Deus, não vai me espirrar essa combinação de água e óleo diretamente na frigideira sem tirá-la do fogo antes, ok?! Essa ação pode provocar um incêndio! Na hora de borrifar, a frigideira deve estar quente para evaporar a água e permanecer somente o óleo, porém ela deve estar fora do fogo!

 

Untitled

Esta foto a Aline me enviou há um bom tempo atrás para lembrar da nossa peripécia na cozinha, hehehe. Hoje eu dou risadas, mas foi um dia assustador!

 

E mudando de assunto, no sábado, 28 de setembro, eu e meu marido completamos 11 anos de casados, Bodas de Aço! Foi um dia muuito especial e só tenho que a gradecer a Deus por tudo! 

 

Bodas de Aço

Que Deus fortaleça cada vez mais a nossa união! ♥

 

Uma semana feliz pra todos vocês!

abraco042

FLAN DE BAUNILHA COM CHOCOLATE

 

Olá amigos, bom dia a todos!

Pensa naqueles dias de correria, que você vai receber visitas em casa para um almoço, jantar ou lanche e  não tem a mínima ideia do que vai servir de sobremesa! Pensou??? Agora pensa numa sobremesa super fácil de fazer, que não necessita de muitos ingredientes e que é deliciosamente saborosa! Pensou???

É essa sobremesa que trago hoje pra vocês! Flan de baunilha com chocolate! Eu tinha um pacotinho de preparo para flan no meu armário, mas não queria comer ele assim “simplinho”, rs,  foi então que me ocorreu essa ideia! E o melhor de tudo é que dá pra fazer essa sobremesa do jeito que você quiser, dá pra variar o sabor, é geladinha e todo mundo gosta! Anota aí a receita!

Ingredientes:

  • 1 sachê de preparo para flan no sabor baunilha
  • 500ml de leite
  • 200g de chocolate meio amargo picado
  • 1 cx de creme de leite

Modo de fazer:

  1. Prepare o flan conforme as instruções da embalagem.
  2. Derreta o chocolate meio amargo no micro-ondas, na potência alta,  por 2 minutos, mexendo na metade do tempo.
  3. Acrescente o creme de leite ao chocolate e misture bem até obter um creme homogêneo (ganache).
  4. Distribua o flan em taças individuas (este deverá estar frio) e coloque a ganache por cima.
  5. Leve à geladeira por, no mínimo, 2 horas antes de servir para que o flan tome consistência.

Dicas da Si:

- O preparo para flan você encontra facilmente em qualquer supermercado. Além do sabor baunilha tem também o de coco e chocolate. No sabor de morango só vejo pudim, flan eu nunca vi e nem sei se existe. Mas se quiser fazer com pudim também dá certo, a única diferença é que o flan é mais consistente que o pudim.

- Eu já fiz o flan tanto no fogão quanto no micro-ondas, neste último é muito mais rápido e esfria mais depressa também. Na embalagem diz que o preparo do flan no micro-ondas fica pronto em três minutos, mas como o meu micro-ondas não tem a potência muito alta, levou o dobro do tempo para ficar pronto. Se fizer no micro-ondas mexa a cada minuto.

- Se você preferir uma ganache com um sabor mais forte de chocolate, use apenas metade da caixa de creme de leite. Eu prefiro usar metade da caixa porque gosto do sabor mais acentuado do chocolate e fica uma cor mais bonita também, o problema é que depois fica a outra metade do creme de leite parado na geladeira, disso não gosto não! Então acabo usando uma caixa inteira, mas fica a seu critério.

- Na hora da montagem, eu já fiz de vários jeitos: flan em cima e ganache embaixo, ganache em cima e flan embaixo, mas o mais interessante foi o dia que coloquei o flan no recipiente e deixei a ganache escorrendo pela colher formando um fio bem fino e fui fazendo círculos com a colher, quando me dei conta a sobremesa ficou com um designer diferente, rs. Veja só!

 

Flan de baunilha com chocolate

 

Flan de baunilha com chocolate1

 

Flan de baunilha com chocolate2

 

Da última vez que eu fiz coloquei o flan embaixo, a ganache em cima e decorei com morango.

 

Flan de baunilha com chocolate3

 

Flan de baunilha com chocolate4

 

Gente, aproveita o final de semana e faz essa sobremesa que é boa demais! Depois corre aqui pra me contar o que achou,  combinado?!

E não se esqueça que hoje tem o desfile dos esmaltes da semana lá no facebook! Você está sabendo que os esmaltes se mudaram pra lá, né?! Se ainda não sabe, clique AQUI e saiba o por quê! Para ver as cores da semana clique AQUI e aproveita pra dar um “curtir” na nossa fan page! Thank you, love you too! ♥

 

Beijos e um ótimo final de semana!

corações

TORTA DE MANDIOCA COM CARNE SECA E OUTRAS DELÍCIAS

 

Olá amigos, bom dia!

Dias atrás, havia comentado com uma amiga que eu estava com muita vontade de comer torta de carne seca, mas como meu marido não gosta de carne seca, fiquei aguardando o dia de vir gente aqui em casa para prepará-la e este dia chegou! Eba!!!

Além da Torta de carne seca que fiz para receber os amigos para uma reunião de igreja, fiz também Muffin de atum com requeijão, Strudel de presunto e mussarela e Bolo de fubá cremoso. Parece que um dia só é pouco para preparar tudo isso, não é mesmo? Mas vocês vão ver que não tem segredo nenhum, é só dar asas pra imaginação e correr pro abraço e para os elogios também! rsrs

 

Torta, Muffin, Strudel e Bolo

 

Mas vamos a receita da Torta de mandioca com carne seca, que foi uma adaptação que eu fiz da minha revista “Na cozinha com Edu Guedes”.

 

Ingredientes:

  • 3 xícaras (chá) de mandioca cozida e amassada
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • 4 colheres (sopa) de margarina
  • 2 ovos
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de leite
  • 6 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 colher (chá) de sal
  • Margarina para untar a assadeira

Recheio

  • 1 colher (sopa) de azeite extra virgem
  • 1 colher (sobremesa) de alho e cebola em conserva
  • 1/2 pimentão verde picado
  • 250g de carne seca dessalgada, cozida e desfiada
  • 2 tomates sem pele e sem sementes picados
  • Cheiro verde a gosto
  • Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Modo de fazer:

  1. Primeiramente, dessalgue a carne seca. Um dia antes de preparar a torta, deixe a carne seca de molho em água gelada e mantenha-a na geladeira até o dia seguinte, realizando a troca da água logo pela manhã e leve novamente a geladeira até o momento que for utilizar.
  2. Numa panela de pressão, coloque a carne seca, cubra-a  com água fervente e quando a panela começar a chiar conte 40 minutos. Após este tempo, desligue o fogo, espere sair totalmente a pressão e só depois abra a panela. Desfie a carne, eliminando as gordurinhas. Reserve.
  3. Numa panela, em fogo médio, aqueça o azeite e doure o alho e a cebola em conserva (não deixe queimar), junte o pimentão e frite por mais 1 minuto. Adicione a carne seca desfiada, os tomates e cozinhe por cerca de 5 minutos.
  4. Desligue o fogo, misture o cheiro verde, a pimenta e regule o sal. Reserve.
  5. Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador até que fique homogêneo.
  6. Despeje metade da massa em um refratário untado com margarina, distribua o recheio e cubra com o restante da massa.
  7. Leve ao forno preaquecido a 180ºC por 40 minutos ou até que doure. Sirva em seguida.

Dicas da Si:

- Se você não tem a conserva de alho e cebola em casa,  poderá usar 2 dentes de alho espremidos e uma cebola picadinha, ou se você gostar muito de cebola poderá cortá-la em rodelas. Frite-as antes de colocar o alho.

- Eu untei a minha assadeira com óleo de cozinha em spray que trouxe dos EUA, no post de segunda-feira falo dele pra vocês.

- A massa fica bem concentrada e cremosa, na hora de colocar a farinha de trigo, pode ser que o seu liquidificador não consiga bater, o meu não conseguiu! Também, tadinho, já tá velhinho querendo se aposentar! Neste caso, despeje a massa numa tigela, acrescente o trigo e misture com o auxílio de um fouet.

- Essa torta cresce bastante, mas ao sair do forno ela vai murchar igual acontece com um suflê! Não fique achando que você fez algo errado, é assim mesmo! Pensa numa massa macia, que derrete na boca e com gostinho de quero mais? É essa! rs

 

Torta de mandioca com carne seca1

 

Torta de mandioca com carne seca2

 

Torta de mandioca com carne seca

 

- Eu fiz esta torta numa assadeira pequena (como podem ver na foto acima) por dois motivos: 1) poderia ser que mais alguém, além do meu marido, não gostasse de carne seca, por isso fiz menor para que não sobrasse. 2) Eu só tinha 250g de carne seca congelada que sobrou da feijoada que fiz dias atrás, é pouco para essa quantidade de massa descrita na receita. Se você for fazer esta torta numa assadeira maior, aumente a quantidade de carne seca para 500g e utilize 1 pimentão verde inteiro ao invés de metade como está na receita, ok?! Aí você poderá me perguntar: se você fez numa assadeira menor, então sobrou massa??? Sim! Sobrou! E com essa massa que sobrou fiz Muffin de atum.

 

Muffin de Atum

Para o recheio de atum utilizei: 1 lata de atum ralado (escorrido), 1 tomate sem sementes picado e meio copo de requeijão. Misturei tudo e pronto! Coloquei um pouco da massa em forminhas de cupcake (o suficiente para cobrir o fundo da forma), acrescentei o recheio e finalizei com um pouco mais de massa. Não encha muito a forminha, deixe pelo menos um dedo de borda, essa massa cresce bastante. Levei ao forno preaquecido por 30 minutos.

 

Muffin de Atum1

 

Quem me ouve dizendo que eu fiz Strudel, vai achar que eu sou uma exímia chef de cozinha alemã! rsrs. Mas na verdade eu apenas montei esta iguaria, a massa eu já comprei pronta no supermercado, simples assim! Eu tinha um rolo de massa folhada no freezer já fazia meses e achei que esse seria um bom momento para utilizá-la. O recheio foi mais simples ainda! Piquei presunto, mussarela, tomate, azeitonas, temperei com um pouquinho de sal, orégano e azeite extra virgem e pronto! Recheei o strudel, fechei igual se faz com pastel e pincelei gema de ovo, levei ao forno e deixei até dourar. Você pode chamar esse prato de “pastel de massa folhada”, mas vamos combinar que Strudel fica mais chique?! rsrsrs

 

Strudel

 

 Strudel1

 

E pra finalizar, o Bolo de Fubá Cremoso! Clique no link ou na foto para ver a receita.

 

Bolo de Fubá Cremoso

Desta vez que fiz este bolo, segui a dica de acrescentar à massa coco ralado que veio lá do blog Fazendo Arte da querida Oslaine! Ficou tão maravilhoso que os meus amigos acharam que era bombocado. Valeu pela dica, amiga! Super valiosa! Eu recomendo!

Por hoje acabou, pessoal! Já tá de bom tamanho, né?! Depois o botão da calça não fecha e a gente não sabe o por quê! hehehe.

 

Amanhã volto com mais receita! Smiley piscando

Beijos, fiquem com Deus!

explode flores

AMOR ÁGAPE

 

Amor ágape

 

Sentimento caloroso

que faz suar as mãos

e acelerar o coração.

Chamam a isso de amor,

eu, porém, chamo de paixão.

 

O amor não é um sentimento

e sim uma decisão

que deve ser tomada com a razão

e cultivada com o coração.

 

O amor que eu acredito

é o próprio Jesus Cristo

que a sua vida entregou

e a todos nós salvou!

Não há prova de amor maior que essa!

Se há, me diga! Não tenho pressa!

 

Sinto um imenso ardor no peito

de querer fazer o bem

às vezes faço do meu jeito

sem querer olhar a quem!

 

Ágape, amor divino…

que aos meus ouvidos soa como um hino

que me alimenta e me conduz

para a verdade e para a luz.

Esse sim é o caminho

que me leva até Jesus!

 

 

coração

 

Esta é a minha participação na última etapa da Roda de Poesia - Amor Ágape, em comemoração ao aniversário do blog Espiritual Poesia da amiga Roselia. Pra você que ainda não viu, confira as etapas anteriores em e Esperança. Visite o blog Espiritual Poesia e confira também a participação dos outros amigos blogueiros. Está uma festa linda e parabenizo a querida Roselia por esta iniciativa de nos proporcionar momentos de interiorização e espiritualidade em forma de poemas e contos. Parabéns pelos 3 anos de blog, que a sua caminhada seja alicerçada na fé, na esperança e no amor de Deus por todos nós!

Roselia_Espiritual Poesia

 

Aproveito este momento para anunciar que, a princípio,  toda a última quarta-feira do mês, eu estarei contribuindo com uma reflexão sobre o Evangelho do dia no blog Novo Pentecostes! E hoje é a minha estreia por lá com o tema “A Missão de todos nós” uma reflexão sob a luz do Evangelho de Lucas 9, 1-6! Confesso que estou nervosa (me abraça?! rs). O convite veio da amiga Roselia e não pestanejei em aceitar, pois senti no meu coração mais um chamado de Deus para evangelizar, só que dessa vez de uma forma diferente: através da internet! Mas não importa os meios, o importante é o fim a que se destina: alcançar o maior número de pessoas possíveis e, de um certo modo, tocar o coração delas através da Palavra de Deus.

 

A missão

 

Novo Pentecostes, um cantinho para você meditar e refletir sobre a Palavra de Deus do ponto de vista de suas autoras: Rosélia do blog Espiritual Idade, Maria Luíza do blog Alpha e Ômega, Regina Murbach do blog Renasci na Fé e Tetê do blog Manancial… e agora eu, rsrs. Estou me sentindo uma formiguinha no meio dessas grandiosas mulheres de Deus! Mas ao mesmo tempo sinto-me também agraciada em poder fazer parte, mesmo que virtualmente, desta pequena comunidade cristã! “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos” e assim rogo a Ele que me dê a capacidade de, juntamente com as minhas mais novas irmãs de fé, levar a Boa Nova a todos vocês através do Novo Pentecostes!

Obrigada querida Rosélia por mais esta oportunidade de poder falar de Deus! E pra mim, falar de Deus é alimento para a minha alma e paz para o meu coração!

 

LP_banner

 

Um grande beijo e até amanhã!

cesto de flor1

O DIABINHO DO BEM

 

Olá amigos, bom dia!

Hoje eu vou mostrar pra vocês um utensílio de cozinha que comprei quando estive recentemente nos EUA. Aliás quem me viu na T.J.Maxx, Ross e Bath Bed and Beyond percebeu logo que eu parecia uma criança num parque de diversões, rs. É um mundo encantado dos utensílios de cozinha, até paninho multiuso tipo “perfex” eu trouxe! Hahaha (fala sério! Caipira nos states é assim mesmo!)

Mas hoje eu vou falar do meu mais novo amiguinho, um puxador de forma tão bonitinho que eu o apelidei de little Nick, o diabinho do bem! rs. Ele é um diabinho  mesmo, veja os chifrinhos e no detalhe da foto o rabinho dele, rs. Veja a sua carinha de alegre! Ele adora lugares quentes como o forno e não tem perigo dele se queimar porque é todo de silicone.

 

Puxador de forma

 

Sabe quando a forma fica lá no fundo do forno e fica difícil da gente pegar? Ainda mais com o forno quente, todo o cuidado é pouco! Pois é, o puxador de forma tem essa função, de puxar a forma que está lá no fundo do forno. Nas fotos a seguir eu não estou usando luvas, mas elas são muito importantes também neste momento, evitando que a gente se queime ao enfiar o braço lá dentro do forno quente, mas já aconteceu com você de puxar a forma e sujar a luva de molho, por exemplo? Comigo acontece direto, ou melhor, acontecia porque agora é a cabeça do little Nick que fica suja de molho, mas aí é mais fácil de limpar do que a luva.

O seu corpinho é comprido, alcança bem o fundo do forno e para usar é muito fácil, basta encaixar a sua boquinha na forma e puxar!

 

Puxador de forma1

Tem uma massinha de pizza dentro desta forma, trago a receita pra vocês em breve!

 

Puxador de forma2

Nesta forma tem o Bolo de Farinha Láctea (clique no link para ver a receita).

 

E por hoje é só pessoal! Espero que tenham gostado do little Nick! rs

 

Uma ótima semana pra todos vocês!

smac

VÃO-SE OS ESMALTES, FICAM OS DEDOS!

 

Olá queridos amigos,

Conforme mencionei no post de ontem, gostaria de comunicar a vocês (já vou direto ao assunto, rs) que a coluna sobre esmaltes que vai ao ar às sextas-feiras aqui no Vivendo e Aprendendo chegou ao fim!

Esta decisão vem martelando na minha cabeça há um bom tempo! Motivo? Bem… não sei se tem um motivo aparente ou plausível, mas desde o início que criei este blog, a intenção primeira era de arquivar as tantas receitas que adquiri ao longo do tempo desde que comecei a minha aventura na cozinha, depois o blog começou a crescer de uma tal maneira que eu não esperava, mudou de nome e outros assuntos, além da culinária, começaram a ser abordados.  Além disso, várias amigas me pediam muito para eu postar sobre esmaltes, eu já havia mostrado resistência neste post AQUI, mas, contudo, acabei cedendo e abrindo este espaço.

A minha intenção maior não é acabar totalmente com a coluna sobre esmaltes, na verdade, eu vou apenas transferi-la para o facebook! Assim ganho mais um dia aqui no blog para postar receitas que, no fundo, é o que eu mais gosto de fazer! Sou apaixonada por esmaltes e vou continuar fotografando as minhas unhas, rs, mas não vou mais compartilhar via blog com vocês e sim via facebook, combinado?!

E a partir de hoje vocês já vão poder conferir as unhas da semana no facebook, é só clicar AQUI que as fotos já estão lá e aproveita para curtir a nossa fan page e fique por dentro de tudo que está rolando na facelândia!

Vão-se os esmaltes, ficam os dedos! Dedos estes ansiosos por preparar muitas receitas deliciosas pra vocês!

 

esmaltes no face

 

Agradeço desde já o carinho e a compreensão de todos!

 

Bom final de semana, fiquem com Deus!

bj-gif

FEIJOADA A MINHA MODA

 

Olá amigos, bom dia!

Se tem uma coisa que eu gosto pacas, é feijoada! E todas as vezes que eu faço ou menciono que fiz feijoada sempre alguém pergunta: “tem a receita no blog?” E eu sempre respondo: “não!” Mas agora a minha resposta vai ser diferente: “corre lá que tem no blog!” rs

É uma feijoada simples, leve e muito saborosa! Vamos a receita?

Ingredientes:

  • 500g de feijão preto
  • 2 gomos de calabresa
  • 2 gomos de paio
  • 250g de carne seca
  • 200g de bacon
  • 1 pacote de ingredientes para feijoada
  • 1 colher (sopa) de alho e cebola em conserva
  • 2 folhas de louro
  • Cheiro verde a gosto

Preparo:

Na véspera: retire as carnes do pacote (separe a linguiça e o bacon), lave em água corrente e deixe de molho sob refrigeração. Faça o mesmo com a carne seca. A troca da água, neste processo de dessalga, deverá ser feita 2 vezes antes de começar a preparar a feijoada.

No dia seguinte: escolha o feijão, lave e deixe de molho por, no máximo, 1 hora. Coloque na panela de pressão junto com a água do molho e quando a panela começar a chiar conte 30 minutos. Reserve.

Depois de dessalgar as carnes, limpe-as retirando o excesso de gordura e corte-as em pedaços. Numa panela de pressão, coloque as carnes, cubra com água fervente e quando pegar pressão conte 40 minutos. Após este tempo, desligue o fogo, aguarde toda a pressão da panela sair e verifique se as carnes estão macias, caso contrário, volte a panela ao fogo baixo sem tampar e deixe cozinhando até amaciar as carnes. Se necessário, acrescente mais água fervente.

Enquanto cozinha as carnes, retire a pele da calabresa e do paio, corte-os em rodelas na grossura de 1 dedo e corte também o bacon em pedaços menores.

Numa panela grande e funda, coloque a linguiça calabresa, o paio e o bacon e frite-os na própria gordura, acrescente o alho e a cebola em conserva, deixe dourar um pouco, mas cuidado para não queimar, acrescente também alguns grãos de feijão amassados com um pouco do caldo e deixe engrossar, junte o restante do feijão, o louro, as carnes que já deverão estar cozidas e macias e deixe cozinhando em fogo baixo por 10 minutos, acrescente o cheiro verde e desligue o fogo. Sirva com arroz branco, couve refogada e vinagrete.

 

Dicas da Si:

- Quem me acompanha aqui no Vivendo sabe que eu não como carne de porco, com exceção do bacon, presunto, paio… mas quando eu faço feijoada eu procuro colocar pelo menos um pedaço ou outro da carne de porco para quem gosta como a minha mãe, por exemplo, que sempre almoça com a gente quando faço feijoada. Por isso gosto de comprar aqueles pacotes congelados de carnes para feijoada, além da calabresa e do bacon vem também algumas partes do porco como pé, costela, lombo… em pequena quantidade, assim eu não preciso ficar me estressando com as carnes que eu não quero no meu prato, tem as carnes que a minha mãe gosta e todo mundo fica feliz.

- Eu sempre uso a conserva de alho e cebola nas minhas receitas (para saber como faço é só clicar no link), mas você poderá substitui-la por 3 dentes de alho espremidos e 1 cebola picada.

- Tem gente que deixa o feijão de molho por mais tempo, até de um dia para o outro, mas eu deixo, no máximo, por 1 hora, assim prefiro, porque eu acho que quanto mais o feijão ficar de molho, mais ele desbota e a feijoada não fica com uma cor bonita, essa é  a minha opinião, mas você poderá fazer da forma que está acostumado.

- Eu não precisei acrescentar sal, mas se você achar necessário poderá fazê-lo.

- Neste dia que fiz a feijoada eu não fiz farofa, mas acompanha muito bem! Se quiser inclui-la no seu cardápio, eu super recomendo.

- Além do arroz, eu servi a feijoada com vinagrete, couve refogada com bacon, torresmo que o meu marido comprou num boteco aqui da minha cidade e uma laranjinha para ajudar na digestão, rs.

 

Feijoada a minha moda

 

Feijoada a minha moda1

 

A couve refogada eu fiz assim: higienizei a couve, piquei em tiras finas. Numa frigideira, fritei alho e cebola no azeite e refoguei a couve. É rapidinho, ela murchou já desliga o fogo. Depois salpiquei bacon que fiz no micro-ondas (veja como AQUI). A quantidade vai do seu gosto, ok?!

 

Feijoada a minha moda-couve

 

Para o vinagrete usei 3 tomates, 1 pimentão verde, 1 cebola média, repolho e cheiro verde a gosto. Acrescentei vinagre branco, azeite extra virgem, sal e pimenta do reino moída na hora. Eu sempre coloco um pouco de água filtrada para atenuar o sabor forte do vinagre. No preparo do vinagrete tive a colaboração da minha sobrinha Milena que picou os ingredientes. Valeu, Mi!!!

 

Feijoada a minha moda-vinagrete

 

Tem um boteco aqui na minha cidade que é famoso pelos seus torresmos e sempre quando a gente passa pelos arredores do boteco fica extasiado com o cheiro maravilhoso do torresmo, mas confesso que não é isso tudo não! Achei ressecado e grande demais, difícil de cortar com a faca e morder, então, nem pensar! É preferível quebrar a faca do que o dente! rs. Mas, não posso negar que estava saboroso. Pra falar a verdade eu só comi um pedacinho para experimentar, não sou chegada nessas coisas suínas, como sabem, o comentário que eu fiz foi baseado na opinião de quem comeu como meu marido, minha mãe e a minha sobrinha. E a laranjinha para ajudar na digestão. Descasquei e cortei em quatro. Sabe como descasquei a laranja mais facilmente? Clique AQUI que eu conto pra você!

 

Feijoada a minha moda-torresmo-laranja

 

E por fim, a sobremesa! Servi Suspiros de Morango (clique no link para ver a receita), mas nesta versão substituí o chantilly da receita original por creme de leite. Adicionei ao creme de leite 2 colheres (sopa) rasas de açúcar e misturei até ficar um creme homogêneo.

 

Suspiros com morango e creme de leite

 

E teve ainda a versão da Milena que não quis a sobremesa com creme de leite, preferiu o leite condensado. Pensa que ficou doce? Nããão! Ficou dulcíssimo! Essa é a minha formiguinha amada! E a formiguinha-mor da minha mãe acompanhou a Milena nesse “sacrifício”, rsrs.

 

Suspiros com morango e leite condensado

 

PS: Gostaria de agradecer a todos que passaram por aqui, deixaram comentários e enviaram e-mails! Tive uns contratempos e não consegui respondê-los e tão pouco consegui retribuir a visita de vocês! Hoje novamente meu dia vai ser corrido, peço desculpas se mais uma vez eu não conseguir dar a devida atenção a todos! E aos novos amigos que aqui chegaram, muito obrigada! ♥

 

E por hoje é só pessoal, amanhã volto com um comunicado pra vocês!Smiley piscando

 

Beijos e até lá!

ESPERANÇA

 

esperança

 

Ter esperança é ter fé

Quem a tem sabe como é

É acreditar no Deus do impossível

que manifesta um poder incrível

de salvar, curar, libertar…

a todos que a Ele se entregar.

 

Mas até quem não tem esperança

Deus abre os seus braços e o alcança,

realiza a sua obra gloriosa

de amor e compaixão grandiosa

que nos anima, nos levanta…

traz de volta a esperança

ora perdida na infausta lembrança.

 

Dizem que a última que morre é a esperança,

mas afirmo com toda a confiança:

ela nunca morre!

Apenas se esconde na lágrima que corre

no rosto angustiado

de um coração amargurado.

 

É preciso novamente

encontrar a esperança,

por certo se achará

no sorriso de uma criança!

 

flores1

 

Esta é a minha participação na segunda etapa da festa de 3 anos do blog Espiritual Poesia da querida amiga Roselia. Venha fazer parte conosco desta maravilhosa Roda de Poesia e unidos numa só força e num só coração possamos depositar toda a nossa esperança na vida, nas pessoas, em nós mesmos e em Deus!

 

Roselia_Espiritual Poesia

 

A todos uma ótima terça-feira!

abraco042

MORANGOS - DICAS

Olá meus amigos, bom dia a todos!

A dica de hoje é sobre o morango, uma fruta saborosa, cheirosa e apreciada por muitos! Eu sou suspeita pra falar, porque amo morangos!

Bem, algumas pessoas me perguntam por que as sobremesas e bolos que levam morangos juntam água. O morango é uma fruta que solta bastante água, seria bom se pudéssemos desitratá-lo assim como fazemos com o abacaxi antes de utilizar nas receitas. Mas o morango é uma fruta muito sensível e este processo o transformaria numa geleia e muitas vezes não é este o nosso objetivo, queremos sentir os pedaços de morango nas receitas, não é mesmo?! Sendo assim, vou passar pra vocês umas diquinhas básicas que podemos seguir para evitar que o morango solte água, deixando seus bolos e sobremesas muito mais saborosos.

O primeiro passo é na hora da compra. Não é uma tarefa muito fácil, pois os morangos são vendidos em bandejinhas, só conseguimos enxergar os que estão por cima e no fundo, os que estão no meio não dá pra ver se estão bons ou não. Mas, procure comprar os mais vermelhinhos, pois o morango é uma fruta que não amadurece depois de colhida, porém, fique atento para que não estejam machucados e nem mofados, eles devem estar firmes e certifique de que não tenha água na bandejinha, se tiver descarte.

O processo de higienização é muito importante, todo o cuidado é pouco, por isso fique atento para essas dicas. Na hora de lavar os morangos, não tire o cabinho, se você fizer isso vai entrar água dentro da fruta, isso fará com que ela solte mais água ainda depois, sem falar que vai ficar aguada e sem sabor.

 

Morangos_Dicas

 

Depois de lavar todos os morangos em água corrente, deixe de molho, no mínimo, por 5 minutos numa solução própria para higienizar frutas, eu já falei deste produto neste post AQUI.

 

Morangos_Dicas1

 

Após este tempo lave novamente em água corrente para retirar o produto, deixe escorrendo para sair o excesso de água  e mantenha na geladeira até o momento de usar.

Nunca lave os morangos na hora que for utilizá-los num bolo ou sobremesa, fazendo isso com certeza irá prejudicar a sua receita!  É imprescindível que os morangos estejam bem secos, de preferência lave um dia antes que for usar. Ah! E não se esqueça de manter o cabinho de cada um deles até o momento que for utilizar a fruta.

 

Morangos_Dicas2

 

Depois de tudo lavadinho e bem sequinho, na hora que for utilizar os morangos, aí sim é o momento de tirar o cabinho (pedúnculo). E tem um jeito mais fácil para fazer isso? Bem, jeito tem, agora se é o mais fácil eu não sei, mas é bem interessante!  rs. Acompanhe…

Para tirar o cabinho do morango utilize um canudo, desses de refrigerante, basta inseri-lo na parte debaixo do morango e sair com ele até a outra extremidade e voilà…

 

Morangos_Dicas3

O pedúnculo, conhecido também como coroa, cabinho, haste… sai inteirinho!

 

Morangos_Dicas4

 

Outra maneira de retirar o cabinho é usar um cortador próprio. Este da foto abaixo, eu comprei nos EUA, não sei dizer se tem aqui no Brasil e onde vende, pelo menos aqui na minha cidade eu nunca vi!

 

Morangos_Dicas_Cortador

 

Apertando a parte verde ele libera uma garrinha…

Morangos_Dicas_Cortador1

 

Encaixando essa garrinha no pedúnculo do morango, o mesmo sai facilmente!

Morangos_Dicas_Cortador2

 

Morangos_Dicas_Cortador3

 

Este cortador também é utilizado para retirar o pedúnculo (“olhinho”) do tomate…

Cortador_Dicas

 

Cortador_Dicas1

 

Bem prático, não é mesmo?! Mas voltando aos morangos, quanto mais você picá-lo para utilizar numa receita mais ele vai juntar água, por isso corte o mais grosseiramente possível. Se você precisar fazer uma receita de última hora, evite as que levem morangos, porque requer tempo para prepará-los antes, mas se você optar por fazê-la mesmo assim, seque muito bem os morangos utilizando papel toalha.

Se você tiver morangos já passando do ponto em sua geladeira, mas que ainda estejam bons para o consumo, evite utilizá-los no recheio para bolos e sobremesas que levam creme, é preferível empregá-los no preparo de geleias, sucos ou vitaminas.

Veja a seguir as deliciosas receitas que podemos preparar com morangos:

 

E é isso aí galera do bem! Uma ótima semana pra todos vocês!

Beijos e até a próxima!

birds

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
VIVENDO E APRENDENDO © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto